terça-feira, 22 de agosto de 2017

Usando jogos: Imagine-me

É muito bom quando a gente consegue dicas legais na internet, não é?
Tem um site muito bom que eu sigo, o Reab, que sempre traz informações preciosas sobre material, procedimentos e muitas novidades.
Foi lá que eu vi esse jogo, o Imagine-me, achei muito interessante e por isso quero dividir com vocês esse instrumento que permite várias aplicações.
O Imagine-me é um jogo de cartas que estimula a imaginação sugerindo a criação de desenhos divertidos e que pode ser usado com crianças, adolescentes ou adultos.
Mas não para por aí.
O Imagine-me é um importante instrumento para trabalhar a compreensão leitora, a memória de trabalho, a motricidade, entre outros.
As cartas são divididas em três categorias: cabeça, corpo e pernas. Em cada categoria está indicado o que deve ser desenhado. Por exemplo: "tem a cabeça grande com olhos redondos, cabelos compridos e usa um chapéu de chifres".
A pessoa junta as três cartas e constrói a sua criatura de acordo com as instruções. Esse construir pode ser por meio de desenho, pintura, modelagem em massa ou argila.
Poderíamos parar por aí e já seria bem legal, mas podemos ir um pouco mais além e pedir que a criança, por exemplo, represente como ela imagina que sua criatura andaria, sentaria, se moveria, como ela falaria, se seria uma criatura boa ou má, enfim, as possibilidades são inúmeras e promove em nós, terapeutas, também o exercício da criatividade.
Use!