segunda-feira, 28 de maio de 2018

Trabalhando Praxias Construtivas com palitos




Oi gente!
Na postagem de hoje disponibilizo para vocês uma compilação de esquemas para atividades de praxia construtiva com palitos.
Caso você queira saber como trabalhar o desenvolvimento das praxias e como montar seu próprio material, assista o vídeo no nosso canal do youtube.
O material que estou colocando aqui é uma mistura de criações minhas e compilações que fiz garimpando vários sites e blogs da internet.
Espero que seja útil e que possa lhe ajudar em seus atendimentos.
Para baixar o arquivo, clique no botão abaixo.


terça-feira, 3 de abril de 2018

Seu filho está seguro nas redes sociais?

 
 Eu gostaria de falar um pouco sobre a exposição excessiva das crianças nas redes sociais.
Hoje em dia é muito comum vermos crianças ainda pequenas que já participam das redes sociais sendo youtubers, influencers, que são seguidas por outras crianças e adultos e que seguem outros youtubers crianças ou adultos.
O que devemos nos perguntar é ao que essas crianças estão sendo expostas hoje em dia?
Eu fico muito preocupada porque tenho visto muitos conteúdos com a fachada de conteúdo infantil mas quando nós nos aprofundamos, esses conteúdos são adultos e de péssima influência para as crianças.
Por que tanta necessidade de expor as crianças para que o mundo veja? Por que as crianças não podem mais ser apenas crianças? Por que precisam estar sempre expostas nas redes sociais em fotos, vídeos, comentários, etc?
Uma das explicações para isso é a necessidade que os pais tem de expor seus filhos como troféus. Antigamente nós víamos muito esse comportamento acontecer nas escolas ou entre vizinhos num mesmo prédio, onde os pais travavam verdadeiras disputas veladas sobre as qualidades e habilidades de seus filhos. Com o advento da era digital e com a facilidade de exposição, isso ficou evidenciado de uma maneira diferente.
Muitos pais e muitas mães depositam em seus filhos os seus desejos e frustrações e com isso os colocam em situações em que eles próprios gostariam de estar mas não se colocam seja por falta de coragem, seja porque o tempo passou e não cabem mais nessa realidade. Criam um ambiente que muitas vezes é ruim, de baixíssima qualidade, mas ainda assim sentem-se realizados ao colocar seus filhos em evidência de alguma maneira.

Conteúdos do youtube
Há pouco tempo estava lendo relatos de mães que diziam que seus filhos seguiam um certo youtuber e que elas passaram a perceber que as crianças estavam gritando muito, algumas até mesmo falando palavrões e ao prestar mais atenção, perceberam que as crianças estavam reproduzindo o que viam e ouviam dessa pessoa. Foi então que notaram que por trás de uma fachada de conteúdo infantil, se apresentava uma pessoa grosseira, agressiva e de péssima influência para a educação das crianças.
É preciso ter critério.
Não é porque está na rede que é bom.
Não é porque está na internet que é verdade.
Existem muitos conteúdos adultos que ficam linkados aos conteúdos infantis, mesmo o youtube fazendo o controle de pais, tomando todos os cuidados. Com isso, as crianças acabam ficando expostas a muitos vídeos impróprios e até mesmo perigosos que acabam assistindo e que, muitas vezes, os pais nem ficam sabendo.
Eu pergunto: qual a função de um conteúdo adulto estar grudado num conteúdo infantil?
Por isso é preciso ter muita atenção ao que a criança está assistindo, é preciso controlar de perto mesmo.
Evitem deixar o computador no quarto ou a criança sozinha com tablets e celulares.
Estejam sempre atentos!

Exposição em redes sociais
As crianças tem estado muito expostas aos perigos das redes sociais.
Vejo pais e mães expondo toda a rotina de suas famílias, inclusive de seus filhos: aonde vão, aonde estão, a rotina do dia completa, nome da escola, fotos com o uniforme. Isso é perigoso!
Isso expõe a criança a um perigo desnecessário.
Você pegaria fotos de seu filho ou sua filha e colocaria em cartazes espalhados pela cidade explicando detalhadamente a rotina dele ou dela? Eu acredito que não. Então por que fazer isso nas redes sociais onde qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações?
Outra coisa que precisamos pensar e ficar atentos diz respeito a muitos vídeos que expõem crianças em situações vexatórias ou de muita fragilidade.
São inúmeros vídeos disponíveis pela rede nos quais podemos ver crianças chorando, muitas vezes até mesmo expostas nuas, em situações que os pais ou os adultos até acham engraçadas mas que para a criança, são de sofrimento real.
Eu te pergunto: você gostaria de ser exposto em rede mundial em um momento de fragilidade extrema, nu, em desespero ou em qualquer outro tipo de situação em que você se encontrasse fragilizado? E mais, sem ter o direito de escolha sobre isso?
Eu acredito que não.
Então por que os adultos acreditam que tem o direito de fazer isso com uma criança?
O fato de você ser pai ou mãe de uma criança não lhe dá o direito de expo-la em momentos de fragilidade ou vexame.
Esse tipo de situação pode gerar sentimentos ruins na criança. Ela pode se sentir envergonhada, humilhada, outros colegas da escola podem ver o vídeo e praticarem bullying com ela, ela pode desenvolver um sentimento de menos valia, pode se tornar uma criança extremamente retraída e pode até mesmo perder a confiança nos pais. E tudo isso por que? Em troca de alguns likes e kkk numa rede social?
Se um adulto quer se expor, ele tem o poder de escolha inclusive de lidar com as consequências de sua escolha. Mas a criança não tem esse poder de escolha.

Por tudo isso é preciso ter muita cautela, prestar atenção aos conteúdos aos quais as crianças estão sendo expostas, acompanhar de perto e evitar exposição desnecessária, além de respeitar a criança como um ser humano em desenvolvimento que merece todo respeito e cuidado.

terça-feira, 13 de março de 2018

Será que esse problema é insolucionável?



Será que esse problema tem o exato tamanho que você está dando a ele? E se ele não fosse seu, se ele fosse de outra pessoa, você o solucionaria? Assista.

Licença Creative Commons
Será que esse problema é mesmo insolucionável? de Desiree dos Reis Sergente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://youtu.be/nnQCWzHeKkI.
 Conecte-se: facebook.com/genteimportanteoficial
www.genteimportante.com.br
facebook.com/dspsicologia













sábado, 10 de março de 2018

TDAH

Áudio aula sobre TDAH: o que é, diagnóstico, tratamento, dicas para pais.

TDAH de Desiree dos Reis Sergente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https:/Desiree-sergente – TDAH.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Fases do desenvolvimento infantil e prejuízo escolar

Relacionamentos Abusivos



Você sabe o que é um relacionamento abusivo?
Você sabe identificar quando alguém que você conhece, está num relacionamento abusivo?
Você sabia que não são apenas as mulheres que podem ser vítimas de relacionamentos abusivos?
Neste vídeo abordamos esse assunto de forma simples e direta. Dê uma olhada!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Mais jogos como recurso terapêutico

Periodicamente tenho feito postagens sobre o uso de jogos como recurso terapêutico.
Estou sempre garimpando na internet, procurando novidades que saiam do lugar comum. Há algum tempo tinha visto uns jogos super diferentes, não muito comuns aqui no Brasil e descobri uma oficina de criação que confecciona esses jogos em madeira. São jogos do mundo todo que eles disponibilizam em formatos visualmente muito bonitos, além de darem todas as instruções pelo youtube.
Hoje vou compartilhar com vocês três novos jogos que eu adquiri e que além de serem muito funcionais, também são muito atrativos.

Bagha - Chall




Bagha-Chall é o jogo nacional do Nepal e significa "mudança de tigres".
É um jogo que mistura elementos da dama e do xadrez, porém as peças se posicionam nos cruzamentos e se movem pelas linhas. É feito para duas pessoas.
Cada jogador escolhe o animal que vai representa-lo no jogo e cada animal tem número diferente de peças (4 tigres e 20 ovelhas). Tigres e ovelhas se movimentam de formas diferentes e tem regras diferentes. Mas apesar de tantas diferenças, o jogo segue equilibrado, dando chances iguais a ambos os jogadores. As regras detalhadas do jogo podem ser vistas aqui.
Além de ser bastante atrativo para as crianças devido às peças serem pequenos animais, é um jogo que estimula o raciocínio, a concentração, a atenção, a criação de estratégias, a abstração, o controle da impulsividade, além de mostrar a importancia e a diferença entre estratégias coletivas, individuais, e desenvolver o espírito de liderança.
Bagha-Chall é um jogo com regras simples, fácil de ser jogado mas que estimula estruturas bastante complexas da criança, ajudando-a na tomada de decisões e no seu posicionamento diante de decisões coletivas ou individuais, sem que se torne individualista.

Queops



Outro jogo da Mitra, Queops é um jogo de pouca dificuldade mas que também estimula várias áreas.
Cada jogador coloca uma esfera por vez nos espaços do tabuleiro, até que finalmente se forme uma pirâmide e vence o jogo aquele que colocar a última esfera no topo da pirâmide. Porém, para que isso aconteça, é preciso que os jogadores sigam regras específicas de colocação, retirada e reserva de esferas. O jogador que ficar sem esferas antes da colocação do topo da pirâmide, perde o jogo.
As regras completas estão aqui.
Queops permite a estimulação e o desenvolvimento da percepção espacial, raciocínio abstrato, formação de estratégias, controle da impulsividade, concentração, atenção, além de estimular a coordenação visuoespacial. 
 
 Chroma 4

 
Chroma 4 é basicamente um quebra-cabeças cujo objetivo é construir um quadrado de 30x30 utilizando todas as peças coloridas, porém sem que as peças de cores iguais se toquem nem pelas laterais e nem pelos cantos. Parece simples, mas não é.
Pode ser jogado individualmente ou em dupla, dependendo do objetivo a ser alcançado. Pode também ser jogado como um dominó, distribuindo algumas peças e deixando as outras escondidas para serem retiradas uma a uma ao longo do jogo. As instruções completas estão aqui.
O jogo estimula atenção, concentração, controle da impulsividade, percepção visual, abstração, raciocínio, além de trabalhar os princípios da proporcionalidade matemática.
Quando jogado em dupla, estimula também a competitividade sadia.

Apesar de terem regras bem claras, todos os jogos podem ser adaptados à realidade do público que iremos atender.
Por exemplo: se temos uma criança hiperativa, provavelmente ela vai ter dificuldade em se manter interessada até o final da partida. Sendo assim, podemos criar uma nova regra especial para aquela criança que permita encurtar um pouco o jogo, tornando-o mais rápido e permitindo assim, que a criança mantenha o foco. Aos poucos, vamos introduzindo as regras normais do jogo, de acordo com o desenvolvimento das capacidades cognitivas dessa criança.
Não nos esqueçamos que os jogos também podem - e devem - ser usados com os adultos em reabilitação cognitiva ou neuropsicológica, pois é uma ferramenta que permite a estimulação de várias áreas de forma lúdica e tranquila, trazendo excelentes resultados.