terça-feira, 3 de abril de 2018

Seu filho está seguro nas redes sociais?

 
 Eu gostaria de falar um pouco sobre a exposição excessiva das crianças nas redes sociais.
Hoje em dia é muito comum vermos crianças ainda pequenas que já participam das redes sociais sendo youtubers, influencers, que são seguidas por outras crianças e adultos e que seguem outros youtubers crianças ou adultos.
O que devemos nos perguntar é ao que essas crianças estão sendo expostas hoje em dia?
Eu fico muito preocupada porque tenho visto muitos conteúdos com a fachada de conteúdo infantil mas quando nós nos aprofundamos, esses conteúdos são adultos e de péssima influência para as crianças.
Por que tanta necessidade de expor as crianças para que o mundo veja? Por que as crianças não podem mais ser apenas crianças? Por que precisam estar sempre expostas nas redes sociais em fotos, vídeos, comentários, etc?
Uma das explicações para isso é a necessidade que os pais tem de expor seus filhos como troféus. Antigamente nós víamos muito esse comportamento acontecer nas escolas ou entre vizinhos num mesmo prédio, onde os pais travavam verdadeiras disputas veladas sobre as qualidades e habilidades de seus filhos. Com o advento da era digital e com a facilidade de exposição, isso ficou evidenciado de uma maneira diferente.
Muitos pais e muitas mães depositam em seus filhos os seus desejos e frustrações e com isso os colocam em situações em que eles próprios gostariam de estar mas não se colocam seja por falta de coragem, seja porque o tempo passou e não cabem mais nessa realidade. Criam um ambiente que muitas vezes é ruim, de baixíssima qualidade, mas ainda assim sentem-se realizados ao colocar seus filhos em evidência de alguma maneira.

Conteúdos do youtube
Há pouco tempo estava lendo relatos de mães que diziam que seus filhos seguiam um certo youtuber e que elas passaram a perceber que as crianças estavam gritando muito, algumas até mesmo falando palavrões e ao prestar mais atenção, perceberam que as crianças estavam reproduzindo o que viam e ouviam dessa pessoa. Foi então que notaram que por trás de uma fachada de conteúdo infantil, se apresentava uma pessoa grosseira, agressiva e de péssima influência para a educação das crianças.
É preciso ter critério.
Não é porque está na rede que é bom.
Não é porque está na internet que é verdade.
Existem muitos conteúdos adultos que ficam linkados aos conteúdos infantis, mesmo o youtube fazendo o controle de pais, tomando todos os cuidados. Com isso, as crianças acabam ficando expostas a muitos vídeos impróprios e até mesmo perigosos que acabam assistindo e que, muitas vezes, os pais nem ficam sabendo.
Eu pergunto: qual a função de um conteúdo adulto estar grudado num conteúdo infantil?
Por isso é preciso ter muita atenção ao que a criança está assistindo, é preciso controlar de perto mesmo.
Evitem deixar o computador no quarto ou a criança sozinha com tablets e celulares.
Estejam sempre atentos!

Exposição em redes sociais
As crianças tem estado muito expostas aos perigos das redes sociais.
Vejo pais e mães expondo toda a rotina de suas famílias, inclusive de seus filhos: aonde vão, aonde estão, a rotina do dia completa, nome da escola, fotos com o uniforme. Isso é perigoso!
Isso expõe a criança a um perigo desnecessário.
Você pegaria fotos de seu filho ou sua filha e colocaria em cartazes espalhados pela cidade explicando detalhadamente a rotina dele ou dela? Eu acredito que não. Então por que fazer isso nas redes sociais onde qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações?
Outra coisa que precisamos pensar e ficar atentos diz respeito a muitos vídeos que expõem crianças em situações vexatórias ou de muita fragilidade.
São inúmeros vídeos disponíveis pela rede nos quais podemos ver crianças chorando, muitas vezes até mesmo expostas nuas, em situações que os pais ou os adultos até acham engraçadas mas que para a criança, são de sofrimento real.
Eu te pergunto: você gostaria de ser exposto em rede mundial em um momento de fragilidade extrema, nu, em desespero ou em qualquer outro tipo de situação em que você se encontrasse fragilizado? E mais, sem ter o direito de escolha sobre isso?
Eu acredito que não.
Então por que os adultos acreditam que tem o direito de fazer isso com uma criança?
O fato de você ser pai ou mãe de uma criança não lhe dá o direito de expo-la em momentos de fragilidade ou vexame.
Esse tipo de situação pode gerar sentimentos ruins na criança. Ela pode se sentir envergonhada, humilhada, outros colegas da escola podem ver o vídeo e praticarem bullying com ela, ela pode desenvolver um sentimento de menos valia, pode se tornar uma criança extremamente retraída e pode até mesmo perder a confiança nos pais. E tudo isso por que? Em troca de alguns likes e kkk numa rede social?
Se um adulto quer se expor, ele tem o poder de escolha inclusive de lidar com as consequências de sua escolha. Mas a criança não tem esse poder de escolha.

Por tudo isso é preciso ter muita cautela, prestar atenção aos conteúdos aos quais as crianças estão sendo expostas, acompanhar de perto e evitar exposição desnecessária, além de respeitar a criança como um ser humano em desenvolvimento que merece todo respeito e cuidado.