domingo, 16 de novembro de 2014

Agressividade infantil

Como vimos anteriormente, uma criança precisa ter uma saúde física em boas condições para poder se desenvolver.
Da mesma forma, não conseguirá crescer e desenvolver uma mente sadia se não for alimentada de afeto, segurança, amor e carinho de forma satisfatória. A mãe precisa estar disponível para a criança sobretudo no primeiro ano de vida porque é nessa fase que a criança vai consolidar seus afetos que se transformarão em memórias afetivas as quais a criança vai carregar para o resto da vida. 
Crianças agressivas estão expressando algo, enviando alguma mensagem ao mundo.
Quando uma criança é criada em um ambiente violento, agressivo, sem carinho e sem um contato positivo com um cuidador (que nesse caso pode ser a mãe ou qualquer outra pessoa que cuide da criança), certamente ela será um adulto com sérias dificuldades emocionais. Posso citar um exemplo recente. Um aluno adolescentefoi se despedir de seu professor dando-lhe uma cutucada de leve no braço sem nenhuma conotação de violência. O professor teve uma reação desmedida frente a esse gesto, vociferando ao aluno que se isso se repetisse tomaria sérias providências. O aluno, visivelmente constrangido, pediu desculpas, disse que não tinha a intenção de agredi-lo ou machuca-lo e que aquele cutucão era apenas uma forma de cumprimento entre ele e seus próprios colegas. Alguns dias depois o professor viu por bem se manifestar diante da classe, que presenciou a cena, e explicou que quando criança seu pai costumava chegar em casa alcoolizado e antes de uma sessão de surra, cutucava seu braço da mesma forma que o aluno teria feito anteriormente. Dessa forma, de alguma maneira, esse professor, um adulto de mais de 40 anos, resgatou em sua memória afetiva um afeto negativo ligado a uma situação dolorosa de sua infância.
Mas antes de se tornar um adulto, a criança afetivamente negligenciada vai apresentar uma série de comportamentos considerados indesejados. Como exemplo podemos pensar no aumento dos históricos de violência escolar, onde são cada vez mais frequentes casos de alunos agredindo professores em sala de aula sendo que o que causa mais espanto nesses casos é a idade das crianças agressoras ser cada vez menor.
Claro que não podemos excluir patologias que podem acometer as crianças e comprometer seu desenvolvimento, mas da mesma forma não devemos apenas rotular uma criança como criminosa, malvada, violenta e deixar de considerar seu histórico de vida na manifestação de determinados comportamentos. Crianças que agridem podem ser crianças agredidas verbal, fisica ou sexualmente. Podem ser crianças cujas famílias estão desestruturadas, podem ser crianças negligenciadas, podem ser crianças gravemente doentes.
Por isso é importante um trabalho de acompanhamento e orientação não apenas da criança como também - e talvez até principalmente - da família para se detectar a dinâmica familiar, as condições em que a criança vive, se sofre maus tratos, como é conduzida sua educação dentro do seio familiar. Crianças com comportamentos seriamente desajustados frente a sociedade precisam sim ser corrigidas, mas também precisam, na maioria das vezes, de tratamento.

Licença Creative Commons
O trabalho Agressividade Infantil de Desirée dos Reis Sergente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://alminquieta.blogspot.com.br/2014/11/funcionamento-cerebral-aprendizagem-e.html.

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